Institucional

Case de sucesso no Pajuçara Management

O Pajuçara Management é um importante evento que traz para Alagoas cases de sucesso do mercado brasileiro e os mais relevantes do cenário alagoano. Em 2011 a Guido foi, juntamente com a empresa Sococo, selecionada para apresentar um pouco da história, além de estratégias e planejamento para os próximos anos.

O diretor da Guido, Luiz Eugênio, deu uma palestra no Pajuçara Manegement falando sobre a história da empresa, fatos importantes e os objetivos de expansão nos próximos anos.

A rede Pajuçara esteve presente no evento, representado pelo então diretor de conteúdo da TV Pajuçara, Rodrigo Cavalcante.

“Alagoas tem grandes empresas”. Esta foi a frase de abertura da palestra de Luiz Eugênio Santos, diretor executivo da rede de lojas Guido, no dia do encerramento da 9ª edição do Pajuçara Management, ocorrido na última sexta-feira (3), no auditório Gustavo Leite, no Centro de Convenções.

Luiz Eugênio foi convidade para trazer ao público revelações sobre o case de sucesso em que se transformou a Rede de Lojas Guido, no mercado alagoano há quase 53 anos, com lojas espalhadas pelo Nordeste, gerando 750 empregos diretos e mais de 300 indiretos, somente em Alagoas. 

A empresa familiar foi fundada em 1958 e usava o nome “Casa Guido”, com foco de vendas em aparelhos eletroeletrônicos como rádios, ventiladores e radiolas, produtos de grande consumo da época. De acordo com Eugênio, a empresa sempre foi visionária e foi a primeira a trazer para Alagoas a comercialização de aparelhos de TV. “Trouxemos a novidade para Alagoas: televisores ainda com imagens em preto e branco, mas esbarrávamos na péssima qualidade de veiculação de imagens. A TV era o produto do futuro e, por isso, montamos a primeira repetidora de Alagoas, levando o sinal de TV para todo o Estado”, explicou.

A inovação sempre foi uma marca forte dentro da empresa que, enxergou no equilíbrio da economia dos anos 80 a expansão das possibilidades de vendas e abertura de créditos para seus clientes. “A parceria com a Fininvest ajudou a trazer para Alagoas um jeito diferente de comprar. A partir da década de 80 começamos a oferecer a venda parcelada em 48 vezes fixas, um sucesso de vendas inigualável na época”, afirmou Eugênio.



Durante o bate papo, Eugênio explicou ainda sobre a crise sofrida na empresa no ano de 88, quando a Casa Guido já tinha se transformado em Guido Magazine, categoria que permitia vários departamentos dentro de uma empresa. “Buscamos a equipe que projetava a Mesbla no Brasil e revolucionamos o mercado alagoano, mas a instabilidade da economia nos anos 88 não ajudava e acabamos sendo arrendados para a rede de lojas Arapuã”.


Eugênio explicou, ainda, como a empresa conseguiu mudar o quadro e dar a volta por cima. “No ano de 91 resolvemos tocar o projeto da família e apostamos em idéias modernas. Transformamos a empresa em rede e temos crescido com segurança. Hoje temos 36 lojas espalhadas em Alagoas, Sergipe, Bahia e estamos entrando no mercado de Pernambuco. Implantar Comitês de Crise e planejamento estratégicos tem nos ajudado na obtenção de resultados a médio e longo prazo. Estamos no 35º lugar na arrecadação do ICMS do estado e nos orgulhamos muito por estarmos ajudando no desenvolvimento do estado”, finalizou.


Guido Jr, diretor de expansão da rede, também esteve na plateia do Centro de Convenções de Maceió e comentou: “Em 1991 quando eu e meu irmão Luiz Eugênio decidimos transformar a Guido em rede, as certezas eram poucas e as dúvidas muitas. Hoje, que chegamos a marca de 1 milhão de clientes só no último ano, as dúvidas continuam, mas as certezas de que com trabalho e dedicação é possível construir uma bela imagem, prevalecem”.

Missão Comercializar móveis, eletros e utilidades com ética, transparência e agilidade no atendimento, visando satisfazer as expectativas de acionistas, clientes e colaboradores.

Visão Crescer no Nordeste com sustentabilidade e agilidade, consolidando a profissionalização do modelo de gestão.

Valores Agilidade no atendimento às solicitações dos clientes; Ética e transparência no relacionamento com nossos clientes internos e externos; Padronização, inovação e melhoria contínua dos processos e serviços; Liderança participativa e valorização das pessoas; Responsabilidade sócio-ambiental.

Entre em contato
Esc. Central: Rua do Comércio, 155,
Centro - Maceió - Alagoas
CEP: 57020-320
Trabalhe Conosco Duvida frequentes