Dicas Guido

01 de Abril de 2014

Veja como escolher e preparar o bacalhau ideal

Por: Lojas Guido

Na Semana Santa, devido aos costumes religiosos, são muitos os que abrem mão da carne vermelha no cardápio e aderem ao peixe. O bacalhau figura como um dos pratos mais tradicionais e apreciados durante o período. Mas você sabe como se dá o preparo e a diferença entre os vários tipos do peixe? Fomos buscar essas informações para você fazer bonito no almoço de páscoa.

Na verdade, o que faz o bacalhau é o modo de desidratar e salgar o peixe, eles são feito a partir de quatro espécies: o saithe, o zarbo, o ling e o cod, que são subdivididos ainda nas categorias macrocephalus e gadus morhua. Todos são pescados na Noruega, mas alguns são levados para Portugal para serem preparados. A cura e a forma de salgar dos portugueses são diferentes da dos noruegueses, porque são mais rápidas. O bacalhau cod gadus morhua, preparado em Portugal, é o tradicionalmente conhecido no Brasil como bacalhau do Porto.

Confira as dicas abaixo:

1- Bacalhau em postas congelado

É o mais indicado para você que gosta do bom e do melhor, de preço mais elevado que os outros, possui mais carne e dificilmente ficará seco.

Indicado para fazer no forno em temperatura de no máximo 160ºc por 20 minutos. Desta forma, ele ficará em lascas e bem suculento.

2- Bacalhau desfiado salgado

Normalmente este é o que vai render mais, existem muitas variedades, escolha o desfiado que estiver mais longo e grosso, deixe dessalgar como de costume e use para preparos mais cremosos. Indicado para preparar escondidinho, gratinado ou à Gomes de Sá (mexido com ovos e batata palha).

3- Bacalhau inteiro e salgado

É considerado como “bacalhau popular”, existem muitos tipos e preços. O correto é escolher os que tenham mais carne e de cor mais clara, são menos secos e serão menos fibrosos.

É indicado para fazer bolinhos de bacalhau, ou preparos cremosos. Possuem sabor forte e se não adicionado gordura, ficaram bem rançosos.

4- Imperial

É o mais delicioso de todos, significa que a sua cura foi feita da melhor maneira possível, com toque suave e que ficará bem suculento pela sua própria gordura. Asse em baixa temperatura por no máximo 20 minutos com bastante azeite, batatas cozidas, cebolas em rodelas, pimentões e azeitonas.

A pele do bacalhau pode ser aproveitada?     

O bom é que o bacalhau pode ser aproveitado por completo. A pele do bacalhau se cozida em caldo e batida no liquidificador é ideal para engrossar e dar ainda mais cremosidade.

Faça o teste: retire as peles e dessalgue-as se necessário. Cozinhe em água com bastante tempero em fogo baixo por 30 minutos. Coe o caldo e em seguida cozinhe o bacalhau nesta água. Ficará ainda mais gostoso!

Consulta: www.yahoo.com.br

Lojas Guido. Apaixonados pela sua casa!

 

Tags: Escolher , Preparar , Bacalhau

Gostou desta dica? então comente
Nome
E-mail
Seu comentário

Aqui você vai encontrar dicas práticas para cuidar da sua casa com todo amor e carinho que ela merece!

Entre em contato
Esc. Central: Rua do Comércio, 155,
Centro - Maceió - Alagoas
CEP: 57020-320
Trabalhe Conosco Duvida frequentes